Caicó

   Uma viagem pela memória seridoense

 

CERES – A UFRN NO SERIDÓ

 Por Muirakytan K. de Macêdo

CERES-Campus de Caicó  (vista aérea)                                                                                                                      Imagem: Foto Bezerra

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criada pela Lei Estadual nº 2.307, de 25 de junho de 1958, tornou-se uma instituição federal de ensino superior pela lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960. Na década de 70 iniciou-se, através do sistema multi-campi, a sua expansão para o interior do Estado, a exemplo do que ocorria com as demais instituições públicas de ensino superior. Em 1973, o Núcleo Avançado de Caicó constituiu a primeira experiência dessa natureza, e em 1977 o ensino superior chegou a Currais Novos.

Nesse mesmo ano foi criado o Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, constituído pelos Campi de Caicó e Currais Novos. Os dois campi não chegaram a se constituir verdadeiramente em um Centro, caminhando isoladamente, do ponto de vista acadêmico-administrativo.

Em 1993 foi desencadeado um conjunto de discussões e encaminhamentos que resultou nas Diretrizes para uma Política de Interiorização. Em decorrência, e visando fortalecer a presença da UFRN no Seridó, foi resgatada a iniciativa de 1977, sendo criado novamente o Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.

Como Unidade Cêntrica, o CERES passou a ser organizado em quatro Departamentos. Em Caicó: Departamento de História e Geografia, Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas e o Departamento de Estudos Sociais e Educacionais. Em Currais Novos: Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

A sua oferta de graduação foi reestruturada, permanecendo em Caicó os Cursos de Ciências Contábeis, Geografia, História, Matemática e Pedagogia e Direito (em funcionamento desde 1998) e em Currais Novos, os Cursos de Administração e Letras.

O CERES atualmente possui oito cursos de graduação e Cursos de Especialização (Lato Sensu).

Como estrutura de apoio conta com os Laboratórios de Ensino  e Pesquisa: Laboratório de Recursos Naturais (LARENA); Laboratório de Ciências Administrativas; 03 Laboratórios de Informática; Laboratório de Ecologia do Semi-Árido (LABESA); Laboratório de Documentação Histórica (LABORDOC); 02 Bibliotecas Setoriais: 01 (uma) no Campus de Caicó e outra no Campus de Currais Novos; Museu do Seridó; Estação Climatológica. 

Pórtico do CERES                                 Imagem: Xico Brito

Endereço: Av. José Evaristo s/n – Bairro Penedo

Tel.: 421-2277

   Voltar ao sumário

Mapa do roteiro